ANTIGAS POSTAGENS



JAIR, MAIS UM PRECURSOR DA LAPA DE HOJE

Tenho feito aqui matérias sobre o começo dessa Lapa que hoje vemos pujante, um pólo cultural mais do que do Rio de Janeiro, mas do Brasil. Já falei da roda de samba e choro comandada por Monarco no Lapases e agora aqui está o Jair Martins de Miranda que,  além de ativista e produtor cultural, é professor e pequisador nessa praia. Em1994 bancou uma roda de samba, por quatro anos, bem embaixo dos Arcos da Lapa, na rua mesmo. Mas seus trabalhos vão bem além das fronteiras do Brasil. Conheça o seu site, Samba Global, AQUI.

**********


NOVE ANOS DE "O SAMBA É MINHA NOBREZA"

De 3 de abril a 28 de junho de 2002, O Samba É Minha Nobreza lotava a sala do Cinema Odeon, no Rio de Janeiro, diariamente. Houve quem assistisse a esse show quatro vezes. Na mesma oportunidade saiu CD, álbum duplo, com o mesmo nome e com o repertório do show. Neles estava o que há mais representativo do nosso samba. Para se ter idéia do peso do espetáculo, foi idealizado e roteirizado por Hermínio Bello de Carvalho. Na produção estavam Paulão Sete Cordas e Cristina Buarque, que também cantavam, juntos de Teresa Cristina, esta apenas no CD, Nilze Carvalho, só no show, Mariana Bernardes, Pedro Paulo e Pedrinho Miranda. Participação especial de Roberto Silva. Ano que vem completam dez anos do acontecimento e sugiro que  comemoremos com mais uma rodada de apresentações no mesmo estilo. O Rio merece. Olha o que falava o site Samba e Choro na época: CLIQUE AQUILeiam mais informações sobre os artistas AQUI

**********
EDGAR DUVIVIER ESCULPE O ABSTRATO E O CONCRETO
Esse malandro consegue tirar música da pedra e do metal e fazer esculturas na melodia e na harmonia. Mais interessante é vê-lo ser simplesmente gente, sem se impor por mais nada que não seja ser um músico-escultor e vice-versa. Nesse vídeo, é o escultor que fez o busto do grande escritor  Lima Barreto, inaugurado em 12/3/11(VEJA A INAUGURAÇÃO DO BUSTO AQUI). Mas é saxofonista etc. no sopro e compositor. Conheça-o no seu site. CLIQUE AQUI. É importante, também, ver o depoimento de Jorge Curuca a respeito de quando começou esse movimento em prol desse importante escritor. CLIQUE AQUI.

**********
CYRO MONTEIRO, A VOZ, A CARA E O MOLEJO DO RIO

Aqui está Cyro Monteiro, um dos maiores intépretes de samba de todos os tempos. Com um jeito muito pessoal de cantar,  emplacou alguns sucessos até hoje cantados, como é o caso de "Beija-me" e "Se acaso você chegasse". Foi admirado, querido, respeitado e amado até mesmo pelos seus colegas e torcedores de times e escolas de samba adversários seus, grande flamenguista e mangueirense que era. Apelidado de Formigão e conhecido como Cantor das Mil e Uma Fãs, tinha a cara e a alma da cidade em que nasceu, o Rio de Janeiro. Morreu em 13/7/73, mas ficou indelevelmente na memória da nossa música. Mais informações no Dicionário Cravo Albin da MPB. CLIQUE AQUI




**********

QUATRO ANOS DE UMA RODA DE CHORO NA PRAÇA

Em maio de 2007, um grupo de estudantes de música, liderado pela  aluna de flauta Ana Caetano, resolveu se reunir aos domingos na Praça São Salvador, no Bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, para pôr em prática o que aprendiam na escola. Surgiu assim a roda de choro Arruma o Coreto, tomando um grande vulto que acabou também por reunir cada vez mais músicos - aprendizes e também experientes. Por sua vez, a platéia não parava de crescer. Hoje é um evento dos mais importantes do Rio. Esse vídeo foi gravado no dia 01de maio, quando comemoravam os quatro anos de uma vitoriosa existência. E quem quiser conhecer, todo domingo, desde que não chova, eles estão na praça para a alegria de muita gente que ali comparece. (Publicada em maio de 2011)

*********

NORIEL VILELA E NILO AMARO E OS CANTORES DE ÉBANO

Na década de sessenta esse grupo vocal da mais fina qualidade teve seus momentos de muita glória. Era uma época em que cantar assim era uma arte prestigiada por grandes públicos e os cantores a faziam com esmero, com carinho mesmo. Entre os cantores desse grupo aí não havia um que não merecesse o reconhecimento de suas qualidades. Não se trata aqui de saudosismo, mas de trazer ao público de hoje o conhecimento de um passado que merece e precisa ser lembrado. Saiba mais no Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira. Clique aqui.

**********
INESQUECÍVEL ENCONTRO DE MAYSA E RILDO HORA

Vale a pena também rever esse encontro da eterna cantora Maysa e o permanente Rildo Hora, na gaita. Há pouco tempo tivemos a oportunidade de entrarmos na intimidade dessa cantora, num programa da TV Globo. E Rildo permanece enriquecendo a música popular brasileira, não tanto com a gaita, mas muito com seus arranjos e produções musicais, pois é  dos mais requisitados. Saiba mais sobre Maysa AQUI  e sobre Rildo AQUI.